sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Era Discman

Estive a organizar os meus cd's, espalhados por alguns recantos e armários da casa. Resolvi fazer um inventário, para que agora tenha mais noção do que tenho (e do que já perdi!). Foi giro ver cd's que já nem me lembrava que tinha e que marcaram momentos da minha vida. Marcaram sem dúvida! Acho que poderiam ser a banda sonora dessas fases.. Já tive fases de músicas muito mais obscuras do que as que gosto mais de ouvir hoje em dia. Alguns como os Korn (o famoso Milho), fazem-me pensar..o que raio tinha eu na cabeça para gostar daquilo?!! =)
Mas há uns cds que realmente me marcaram e que, por isso, merecem uma homenagem neste post (e um novo lugar especial na estante!)

Nomeadamente e por ordem cronológica:

Cranberries - No need to argue (ainda sei cantá-lo todinho!)
Simon and Gurfunkel - The best of (hummm fase groovy, like a bridge over troubled waters..)
Radiohead - OK Computer (o primeiro cd comprado com o meu dinheiro! descobri porque esta escrito no livrinho.. =) cd do ano de 1997. Estou a ouvi-lo agora..perfeito!)
Placebo - Without you i'm nothing (também perdi a conta às vezes que ouvi este cd, música daquela profuuuunda, 'viajava' muito a ouvir este cd!..)
Ornatos Violeta - O monstro precisa de amigos (adorava ir passear para Arca d'água a ouvir este cd e a cantar daquela maneira 'particular' do Manel Cruz, depois vocalista dos Pluto)
Jorge Palma - Dá-me Lume (clássico!)
Him - Razorblade Romance (alguém me emprestou este cd e acho que nunca o devolvi =P)
dEUS - In a bar under the sea (lembro-me de ouvir várias vezes este cd no 1º ano da Faculdade quando ficava a estudar num cafe da Rua de Cedofeita, quando a FEUP ainda era na Rua dos Bragas)
Lamb - Fear of fours (idem anterior)
Moby - Play (ouvi uma vez o cd todo na antiga loja Roma de Sta Catarina, decidi comprar e não o larguei durante uma temporada!)

Bem, isto é apenas uma pequena selecção. São daqueles que eu ouvia e ouvia...e voltava a ouvir.. e não me cansava por nada do mundo! E nos intervalos dessas audições aconteciam coisas que inevitavelmente ficaram associadas a essas músicas. Acho que toda a gente deve ter uns cd's especiais e que marcaram algumas fases de suas vidas.

Posso dizer que esta é a banda sonora dos meus 16 aos 20 anos, mais coisa menos coisa.. ;)

Quais são as bandas sonoras das vossas vidas?

11 comentários:

disse...

parecem-me todos discos tão recentes... e depois li dos teus 16 aos 20 anos e senti-me incrivelmente velha!!!!!! já não são assim tão recentes, alguns também preencheram as minhas noites universitárias... mas confesso que os meus são mais piratas ;) beijos

Anónimo disse...

Cranberries... 16... já lá vão 10.

Céus! Ainda noutro dia éramos as duas trengas...

ÁguaDiCoco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ÁguaDiCoco disse...

É verdade Zé. Alguns se já não são assim tão recentes vão voltar ao leitor de cd's (que é isso, agora com os computadores e os mp3 nao e??*) para uns revivals... ;)
E sim a maior parte também eram gravados! Afinal de contas também era estudante!! Na verdade, desta lista, os que comprei acabei sem querer por dizer..(Ok Computer e Play)
Beijinhos pra ti!

Cl. fala por ti!! lol
nao, convenhamos..acho até que ainda continuamos um 'cadito trengas.. mas agora com mais classe e por opção =D

* Hoje em dia, o processo é entupir o computador de música ripada (a não ser que seja aquele que a gente idolatra e que por isso vale mesmo a pena comprar) ouvir a partir de lá e ir passando algumas para o mp3, para ouvir em movimento. Neste momento estou mesmo a gravar cd's para esvaziar o computador. Já raramente usava o leitor de cd's mas acho que vou voltar a essa forma clássica de ouvir música em casa..

Mas gostava era mesmo de saber quais os cd's que vos marcaram por essa altura.. Digam-me não se acanhem! =)
Afinal de contas os gostos são relativos!

Anónimo disse...

E como eu me lembro desses CD's, punhas a tocar, nakele mini quarto da RUF, vezes sem conta. Musicas desconhecidas para mim, de Placebo, Lamb, Cranberries que passaram automaticamente a fazer parte do meu portfólio e que jamais esquecerei. Sempre que as ouço penso em ti, a música da Silvie :)
Os meus CDs ainda existem na estante junto ao DVD, mas só como adorno, passei tudo para mp3 e lá ponho de vez em quando para animar o ambiente e relembrar velhos momentos.

Bjocas
Mary Ju

Anónimo disse...

De facto...e' dificil dizer... Mas sim: tambem ouvi o Ok Computer. Mas tb smashing Pumpkins, muito Pearl Jam..Revivalismo eterno do Doors, Pixies e sempre GNR (os tugas- n confundir). Nunca gostei de cranberries nem nada assim. Dediquei-me mais a comprar o NO CODE dos Pearl Jam. Moby ta muito bem mas tb e sempre, Cult e se bem se lembram, dos Soundgarden! Offspring.. Tou a ficar velho! a maioria destes ja nem existem!

ÁguaDiCoco disse...

Mary, saudades!! O que tu aturavas nao e.. lol
Rodolfo, Pearl Jam tambem mto bom.. e falta aqui os The Cure que me fazem lembrar as grandes festas da cerveja na FEP =)
Xiii 'tamos a ficar mm velhos!

Pedro Eleutério disse...

hey babe,

isto de pensar na banda sonora que nos acompanhou não é fácil e muitas vezes traz-nos algumas recordações.

Mas a banda sonora entre os meus 15 anos (quando comecei efectivamente a ouvir musica) até agora foi essencialmente:

The Gift - o primeiro amor
Moby "Play" - na altura das dúvidas
RENT - Quando tudo começou a fazer sentido
Bjork - Quando a arte precisou de ser espicaçada
Frank Sinatra - Quando a velha escola fez sentido
Madonna "Erotic" "Music" - Nos quatro melhores anos da minha vida
Regina Spektor - Quando achei que nada de novo existia
Diamanda Galás - Na busca de um novo sentido estético
Les Miserables - Para todo o sempre
The Last Five Years - o que ouço agora sem parar para pensar nas questões da vida.

E há novidades nessas questões da vida he he he mas depois mando-te um e-mail a contar.

Unknown disse...

Radiohead - OK Computer (o primeiro cd comprado com o meu dinheiro! descobri porque esta escrito no livrinho.. =) cd do ano de 1997. Estou a ouvi-lo agora..perfeito!)


dEUS - In a bar under the sea (lembro-me de ouvir várias vezes este cd no 1º ano da Faculdade quando ficava a estudar num cafe da Rua de Cedofeita, quando a FEUP ainda era na Rua dos Bragas)

Tens aí 2 dos melhores álbuns jamais feitos!!!

mas se fosse a dar albúns da minha vida nunca mais daqi saía..

tenho um para cada mês!

Unknown disse...

ora bem:

Sigur Rós - Todos
Pearl Jam - Todos até ao Yield
dEUS- Todos até ao ideal crash.
Jorge Palma - Só
Gomez - Os dois primeiros
Leonard Cohen - Todos
Bonnie Prince Billy - I see a darkness
Broken Social Scene - BSS
Kevin Drew - Spirit If
Postal Service - Postal Service
The National - Boxer
Arcade Fire - Funeral
Bob Dylan- Freewheelin', Higway 66 revisited, Blonde on Blonde
Andrew Bird - the mysterious production of Eggs, Armchair Apocrypha
Radiohead: OK computer, Kid A, In rainbows
Blonde Redhead - 23
Sujan Stvens - Michigan; Come on feel th Illinois!
The smiths - nao ma lembro do nome...
Soungarden - Superunknown
Sonic Youth - muitas músicas de muitos álbuns..
Joy Division - Warsaw
Cat Power - The greatest
Feist - the reminder
Tori Amos - Strange little girls
Bjork- Homogenic e Post
Explosions in the sky . Those that tell the true should live..
Interpol- Antics
PJ Harvey - Stories from the city, stories from the sea


e mais uma centena..

estes foram os que me lembrei a correr...

ÁguaDiCoco disse...

darling! strike a pose... ;) (sempre que ouvir vou lembrar-me de ti!!)
Hummm e fico à espera desse email.....

Ivan, acho que nos detonaste a todos... 10 a 1 para ti!! =)

Mas é curioso que afinal todos ouvimos muita coisa em comum nas mesmas alturas..

Obrigada pelos vossos contributos!