quarta-feira, 12 de março de 2008

# 6 Do ridículo

Sempre desconfiei das pessoas que se levam a sério demais. Que não riem, a não ser das suas auto-piadas-clichés. Que ouvem mas não escutam os outros. Que falam ininterruptamente sem necessidade de serem realmente escutadas. Daquelas que levantam as sobrancelhas para falar com a pessoa a meio metro de distância, como se estivessem a falar para o auditório todo. Que não olham nos olhos. Que não estabelecem uma ponte, como que tomados por uma presunção de esguelha pseudo-política. Que despejam clichés a toda a hora, denotanto um claro insulto à inteligência do interlocutor. Que, por qualquer motivo, se acham superiores.
Mas, sobretudo, das pessoas que não sabem rir de si próprias, como se elas fossem diferentes e não soubessem do ridículo que habita nelas, que habita em cada um de nós, inevitavelmente. Que não arriscam a exposição de uma bacorada, de uma piada sem graça. Que não arriscam.
Em paralelo a estas, estão aquelas que não perguntam, só afirmam. Com a convicção de quem vai levantar um prémio da lotaria. Porque não se toleram a dúvida nem a insegurança. Só pergunta quem sabe...já dizia o outro!
Mas voltando ao ridículo....todo o ser humano conhece bem dentro de si o seu ridículo e ainda bem que o disfarça...Mas é também esse ridículo que o aproxima dos outros seres humanos. Porque afinal, somos todos tão iguais nos nossos medos e angústias e expectativas e sonhos.
Mas há pessoas que na imbróglia tentativa de o abafar (ao ridículo), tornam-se ainda mais ridículas. E fazem desabrochar o um novo tipo de ridículo.
O ridículo inconsolável das pessoas sérias demais!

2 comentários:

Anónimo disse...

comentário q ia publicar no guardados e achados sobre o texto "Das almas gémeas"

e pq não haveria? acredito q existam várias almas gêmeas nesse mundo, mas o difícil é encontrá-las. no meio de bilhões de pessoas, com certeza, devem ter algumas que nos façam sentir como no texto.
dá uma olhada nesse link aqui:
http://br.youtube.com/watch?v=4w-h_QlVF5Q&feature=related

Anónimo disse...

eu adoro isso: "refrescado por ÁguaDiCoco". hehehe acho super criativo!

pois é... seriedade demais não é legal não. assim como brincadeiras demais tb não. como dizemos... nem 8 nem 80.