domingo, 3 de fevereiro de 2008

#6 Do Samba e do Fado

Não gosto muito do Carnaval. Mas adoro samba. E a propósito do 1º ouve-se mais do segundo. Essa musiquinha do boteco e do final da tarde. Do pandeiro e do tamborim. Que me faz dançar até me fartar! Fico realmente parvinha de emoção ao ouvir um bom samba... Seja partido alto ou choro. É bom demais!


[recupero um texto que escrevi nas Caipiroskas a propósito do samba]

O samba está para o Brasil como o Fado está para Portugal.
Ambos retratam muito do que são um e o outro país. Ambos são ícones ou referências como estilos musicais dos respectivos. Muitas vezes poemas cantados são melhores que poemas recitados. Sambas e fados são normalmente lindos poemas que, em jeito de marchinha ou mais melodiosos, conseguem atingir-nos bem lá no fundo.
O Fado, do latim "fatum" (destino) é melancólico, não triste porque ninguém gosta de tristeza. Mas é melancólico e nostálgico. Cantos da alma, alusões a mágoas e amores perdidos, esquecidos, deixados para trás... Saudade, ciúme ou os assuntos rotineiros dos bairros lisboetas. Também há outros que exaltam a Pátria, o passado e os seus tempos aúreos. A guitarra portuguesa tem tanto protagonismo num fado com a grande voz que precisa ter o(a) fadista.Mas nem todos são tristes. Temos os fados corridinhos, mais animados. Uma espécie de alegria contida dentro de uma certa formalidade. Li algures que os portugueses têm um terrível medo do ridículo e por isso são excessivamente críticos. Dei por mim a pensar como é verdade. Como conheço tanta gente assim e como eu própria sou assim! Somos ainda mais ridículos por não assumirmos os nossos ridículos...Foi só aqui, longe do meu país e, por isso, mais atenta ao que de bom temos por lá (é preciso fazer auto-propaganda) que passei a ouvir mais fado e a apreciar...
Já o Samba (parece que o nome vem de um ritmo africano chamado semba)... começa com batuque, vai animando, e dali a nada está no pique máximo (então se for um Partido Alto, "bota pra arrombar"!). Existem vários estilos, desde este Partido Alto, ao Pagode, mais fluído, Samba Enredo, Bossa Nova (que eu adoro) e por aí vai..
É, sem dúdiva, um estilo alegre, ou não fosse o género usado na maior festa do Planeta - o Carnaval do Rio de Janeiro!(em paralelo com o Axé de Salvador)Mas se repararem, algumas letras também são tristes. Mas cantadas de um jeito como quem está a dar o "passo em frente" ou como aqui se diz "bolar para a frente" ou seguir que "a fila anda". O tom é triste mas o astral é positivo! E formalidade, nenhuma! Descontracção total. Formalidade não combina de todo com o Brasil, isso é facto....Quanto à tristeza subtil ou não, também não acho que seja negativa, porque a tristeza inspira os mais belos poemas e composições. Já dizia Vinicius:
É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração
Mas pra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba, não
Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração
Porque o samba é a tristeza que balança
E a tristeza tem sempre uma esperança
A tristeza tem sempre uma esperança
De um dia não ser mais triste, não
Põe um pouco de amor numa cadência
E vai ver que ninguém no mundo vence
A beleza que tem um samba, não
Porque o samba nasceu lá na Bahia
E se hoje ele é branco na poesia
Se hoje ele é branco na poesia
Ele é negro demais no coração
(Samba da Benção)

Sem comentários: